O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro polaco no final da Cimeira dos 27, tendo sido aprovada a data 30 de Junho de 2012 como limite para os bancos atingirem um racio de capital de 9%.
Corpo do artigo
Os lideres dos 27 acordaram as linhas gerais em torno do pacote de medidas para o sector bancário, designadamente do plano de recapitalização da Banca, tendo sido aprovada a data de trinta de Junho de 2012 como o prazo limite para os bancos europeus atingirem um rácio de capital de nove por cento.
É uma meta que não se aplica à banca portuguesa que, em virtude do acordo com a troika, tem de atingir esse rácio mais cedo, ou seja, até ao final do ano.
Terminada a reunião dos 27 países membros da União Europeia chegam declarações de optimismo de que a cimeira desta quarta-feira, que agora prossegue a 17, há-de ser frutuosa no caminho para sair da crise.
O presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy diz que todos os governantes se comprometeram a fazer tudo para num espírito de solidariedade ultrapassar a crise e restabelecer a confiança na Zona Euro.
Também David Cameron, o primeiro ministro britânico disse que na reunião alargada aos 27 Estados membros foram feitos avanços.