O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao homólogo checo pela morte do ex-chefe de Estado da República Checa Vaclav Havel, na qual destacou o «legado imenso de humanidade, coragem política e brilho intelectual».
Corpo do artigo
Na mensagem de condolências enviada a Vaclav Havel, publicada na página eletrónica da presidência, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirma que «foi com consternação» que tomou conhecimento da notícia do seu falecimento.
«Quero, em meu nome pessoal e em nome do povo português, apresentar a vossa excelência, ao povo checo e, em particular, à família enlutada, os sentimentos do no mais profundo pesar» adianta o chefe de Estado.
«Vaclav Havel deixa-nos um legado imenso de humanidade, coragem política e brilho intelectual. Numa hora em que a Europa se vê confrontada com tantos desafios, fica-nos, ainda, o seu extraordinário empenho e confiança na construção de uma Europa assente na liberdade e na igualdade entre os Estados e os cidadãos», destaca Cavaco Silva na mensagem.
«Nesta hora de luto, os portugueses juntam-se a todos quantos recordam, com respeito e admiração, a figura maior e o exemplo de vida de Vaclav Havel».
[Texto escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico]