É um dos últimos enredos que marca a última semana da Guerra na Ucrânia. Oficialmente, a Rússia ainda não confirmou o incidente, mas os opositores bielorrussos divulgaram agora um vídeo que mostra imagens do ataque que danificou um importante avião russo.
Corpo do artigo
Os opositores bielorrussos do regime de Lukashenko, aliado de Putin, divulgaram um vídeo que mostra um dos dois drones usados para destruir um avião de reconhecimento russo. A aeronave estava estacionada na base militar de Machulishchy, a poucos quilómetros de Minsk.
O avião em causa é um Beriev A-50, equipado com tecnologia capaz de mapear uma área superior a 600 quilómetros quadrados e vários radares. De acordo com especialistas militares, esta aeronave tem um custo superior a 300 milhões de dólares e, segundo a oposição bielorrussa, autodenominada ByPol, o ataque foi bem-sucedido. O avião ficou danificado e incapaz de voar nos próximos tempos.
Imagens de satélite mostram manchas negras na parte frontal do avião e também na esfera que alberga um potente radar.
1630584928982188032
A Bielorrússia tem sido um grande aliado do regime russo e tem tido um papel fulcral na Guerra na Ucrânia. Moscovo tem usado o país para estacionar tropas e centenas de aviões. No início da invasão, as forças controladas pelo Kremlin entraram no norte da Ucrânia através da fronteira com a Bielorrússia.
O presidente bielorrusso, Aleksander Lukasheko, é um dos mais importantes aliados de Vladimir Putin.