O presidente chinês, Hu Jintao, vai ceder o lugar ao até agora vice-presidente chinês. Chama-se Xi Jinping e paira sobre ele uma sombra pop que o partido tratou de esbater.
Corpo do artigo
É um desconhecido do grande público, mas é casado com Peng Lyuan, uma cantora famosa, estrela da televisão há vários anos na China.
Este cartão de visita tem servido a Xi Jinping e começou a ser um problema dentro do partido comunista, de tal forma que os dirigentes mandaram a esposa do futuro líder ser o mais discreta possível para que ele ganhasse as luzes da ribalta.
Xi Jinping tem 59 anos, estudou engenharia química, mas a vida académica fica também marcada por um doutoramento em teoria marxista.
É um dos príncipes do aparelho do partido, cresceu no meio das elites, mas antes mesmo de começar o percurso académico, Xi viveu vários anos na pobreza do campo.
É considerado um reformista prudente e há cerca de três anos,
no México, fez um discurso que para muitos analistas serviu para lançar as pistas desta liderança.
Em resposta às críticas, Xi saiu em defesa do regime de Pequim, dizendo primeiro que a China não exporta a revolução, segundo não exporta fome nem pobreza e terceiro não se mete convosco.
O que há mais para dizer? Foi a pergunta que Xi Jinping lançou querendo assim calar o mundo em plena crise mundial.