Costa e Rio dão-se bem ou é um mito? Palavras de Costa são um "seguro de vida"
António Costa diz que a boa relação que mantém com o presidente do PSD é um "mito". Não são palavras inocentes, diz Hugo Soares no programa "Almoços Grátis".
Corpo do artigo
As palavras de António Costa sobre a crise interna do PSD são "uma espécie de tentativa de seguro de vida ao próprio Rio Rio", considera Hugo Soares.
O social-democrata sentou-se esta no lugar de Luís Montenegro no programa "Almoços Grátis", que optou por não participar esta semana, e ironizou as palavras do primeiro-ministro.
"É um dos maiores mitos urbanos criados na sociedade portuguesa e assenta, basicamente, no facto de eu e o Dr. Rui Rio nos darmos bem porque nos conhecemos na Assembleia, onde tivemos relações cordiais, e depois durante vários anos coincidimos: eu enquanto presidente da câmara de Lisboa e ele como presidente da câmara do Porto", disse António Costa.
Foi a primeira vez que o chefe de governo se manifestou sobre a crise no PSD, nota Hugo Soares, "quando sabe que um conjunto muito grade de pessoas considera que Rui Rio tem funcionado como uma espécie de muleta do Partido Socialista".
TSF\audio\2019\01\noticias\16\hugo_soares_3_seguro_de_vida
Se Rui Rio tivesse a mesma "força e coragem" com que se opõe a militantes sociais-democratas relativamente aos seus adversários, ao PS e a António Costa, "não estávamos hoje a discutir a liderança do PSD", considera o social-democrata, apoiante assumido de Montenegro.
"Não metam o Partido Socialista ao barulho, matem-se sozinhos", responde-lhe Carlos César.
Rio "sabe que perderia"
Hugo Soares considera ainda que Luís Montenegro devia ter sido convidado para falar no Conselho Nacional.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/01/ag_2_hugo_soares_montenegro_no_cn_20190116155457/hls/video.m3u8
Questionado sobre as declarações de Miguel Relvas à TSF nesse sentido, admite que "um caso como este poderia merecer esse reflexão por parte da mesa".
TSF\audio\2019\01\noticias\16\hugo_soares_1
Os apoiantes do presidente do PSD têm dito que "a moção de confiança for aprovada no conselho nacional é uma derrota para Luís Montenegro", nota. Ora, Luís Montenegro não tem nenhuma moção a votos - "este é o desafio de Rui Rio no Conselho Nacional."
"Rui Rio sabe que perderia uma eleição direta e por isso não a quis", argumenta.
Convocado para esta quinta-feira, às 17h00, no Porto, o Conselho Nacional vai decidir se mantém ou não a confiança política na atual direção.
"O PSD só tem a ganhar com esta clarificação", defende Hugo Soares. O partido vai sair do Conselho Nacional mais forte e mais unido.
Não há motivo para polémicas, defende. "Estes processos são normalíssimos, devíamos encarar com toda a naturalidade o que está a acontecer."
Com Nuno Domingues e Anselmo Crespo