Egoísta, ambicioso e leviano. Direção do PSD acusa Montenegro de "cavar abismo" no partido
A vice-presidente do PSD acusou Luís Montenegro de lançar o caos no partido por egoísmo, ambição pessoal e receio de não ter lugar nas listas do partido.
Corpo do artigo
A vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Elina Fraga, não reconhece qualquer coragem a Luís Montenegro, por este ter desafiado o presidente do partido, Rui Rio, para eleições internas antecipadas.
Em entrevista à TSF, esta manhã, Elina Fraga considerou "revelador" o facto de o ex-líder parlamentar do partido ter gerado "uma crise interna no PSD" a três meses de eleições.
TSF\audio\2019\01\noticias\14\elina_fraga_direto
"Qual foi o interesse que ele [Luís Montenegro] preconizou gerando uma crise interna ao PSD a três meses de eleições europeias? Seguramente, não é o interesse dos portugueses. Seguramente, não é o interesse do PSD", atirou. "É absolutamente inusitado um desafio que não é reclamado por ninguém a não ser pelo próprio dr. Luís Montenegro e por um grupo que, claramente, está receoso de não ter uma entrada nas listas do PSD."
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/01/elina_fraga_4_marcar_posicao_levi_20190114110650/hls/video.m3u8
"É com pesar que a direção do partido se apercebe de que é um militante do seu próprio partido a cavar o abismo do Partido Social Democrata, numa altura em que o partido devia estar unido, coeso e empenhado numa luta que é gigantesca", declarou Elina Fraga. "Ao invés de estar concentrado na construção de uma alternativa para Portugal, [o PSD] está neste debate interno para o qual o dr. Luís Montenegro o arrastou", acrescentou.
Este domingo, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes afirmou, em comentário na SIC, que Montenegro foi corajoso por ter dado a cara e ter-se proposto à liderança do partido. Elina Fraga reagiu a estas declarações, não reconhecendo qualquer coragem a Luís Montenegro. Na opinião da vice-presidente do PSD, alguém que fugiu a eleições há um ano não tem legitimidade para pedir um sufrágio direto agora.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/01/elina_fraga_2_coragem_montenegro_20190114110636/hls/video.m3u8
"Eu teria reconhecido ao dr. Luís Montenegro coragem se, há um ano, numa altura em que se disputavam eleições internas, se tivesse assumido (...) como opositor, tivesse ido a eleições e tivesse aguardado a decisão dos militantes", disse Elina Fraga.
"A legitimidade democrática conquista-se em eleições. Portanto, quem se furta a eleições (...) não deve convocar uma conferência de imprensa para lançar um repto de 'eleições já'", rematou a vice-presidente do PSD, acusando Luís Montenegro de agir com "leviandade".
*com Fernando Alves e Ana Cristina Henriques