O Presidente diz que um Retificativo não é um problema, é "lucidez". O ministro-Adjunto diz que é preciso acabar com o caos nas regiões do Estado. Notícias para começar o dia bem informado com a TSF.
Corpo do artigo
1. Marcelo sugeriu um Retificativo. E foi assim, com um ensaio sobre a lucidez, que pôs pressão sobre António Costa: "Já aconteceu com governos anteriores. Se obriga a ajustamentos, se obriga a retificações, se obriga a orçamentos retificativos, eles aparecem. Não são um drama, são o fruto de uma lucidez", disse ontem o Presidente. Se o primeiro-ministro tinha recusado andar numa "angústia" por causa das estimativas de crescimento, Carlos César não pareceu afastar o cenário, ontem à noite na RTP. Eu próprio acrescentei aqui um comentário sobre o assunto.
Já agora, falando de política, hoje ainda vai ouvir falar disto:
- O PS quer ver PSD e CDS a votar uma condenação da ameaça de sanções a Portugal pela Comissão Europeia, notícia do Público;
- Os trabalhadores precários do Estado vão passar a ter ADSE, contam o DN e JN;
- O CDS quer promover o envelhecimento ativo - e pede o voto dos socialistas;
2. O caos, segundo o ministro. Eduardo Cabrita quer acabar com o "caos" na organização do Estado - acrescentando até que Portugal é dos países mais centralistas da Europa, só ultrapassado pela Grécia e Turquia. A conversa do ministro com o João Alexandre passa pelas mudanças a caminho - e teve como mote a conferência do JN sobre descentralização, hoje que o jornal celebra 128 anos (parabéns a eles).
3. A CMVM travou o caos com as ações do BCP. Ontem as ações do banco caíram mais de 10%, fazendo o regulador dos mercados desconfiar de "especulação" e a proibir a venda a descoberto. Um analista ouvido pelo Hugo Neutel admite que existam outras razões por trás desta queda.
4. Queria ficar mais jovem. Acabou com um seio maior que o outro. Os cirurgiões plásticos reúnem-se hoje, preocupados com o crescente número de intervenções estéticas que correm mal por serem feitas por médicos ou não-médicos sem qualificações. Até há casos de doentes injetadas com botox em cabeleireiros. A história é contada pelo Nuno Guedes.
5. Hoje há Inglaterra-Portugal, mais um teste para o Europeu (diga o que disser o nosso Fernando Santos). Esta manhã, enquanto aquecemos para o jogo (que acompanharemos em direto), o Valter Madureira conta-lhe a história de um antigo central que ficou sem trabalho em Portugal depois de acabar a carreira e teve que emigrar para Londres - e é agora "supervisor de estrelas". His name is Idalécio. Ora veja que vale bem a pena.
PARA OUVIR, LER E DIVERTIR
Hoje há reportagem TSF. Três dos nossos jornalistas acompanharam os primeiros passos das primárias nos EUA e construíram uma "Estrada para a Casa Branca". O aperitivo já está aqui, com as fotos da campanha. Logo mais virá o som completo.
Um "muro" levou a arte urbana a um bairro improvável. São dezenas de obras acabadas de fresco, assinadas por artistas famosos. E vejam bem como o bairro ganhou outra cor.
Acabo com uma outra notícia: a partir de hoje, o som da televisão já não sobe durante os anúncios. Eu diria que logo à noite, durante o jogo, o melhor é ter o som ligado na TSF.
Um dia bom, um dia produtivo,
até já!