Nogueira de Brito, o "mentor" que empurrou António Lobo Xavier para "Flashback" e o "animador" das numerosas tertúlias que frequentava

José Luís Nogueira de Brito
Créditos: CDS
"Foi talvez a amizade mais duradoura e mais importante que fiz na política e lembro-o com muita saudade", assume o antigo deputado
António Lobo Xavier recorda José Luís Nogueira de Brito, que morreu esta quarta-feira aos 88 anos, como um "homem completo e um exemplo de tolerância". O antigo deputado do CDS descreve-o como um "político modelo" e um "mentor", com quem manteve uma relação próxima e duradoura.
"Foi talvez a amizade mais longa e mais importante que fiz na política. Lembro-o com muita saudade", confessa. Destaca-lhe a inteligência "fulgurante", a vasta cultura, o sentido de humor e a enorme capacidade de criar laços: "Tinha uma gigantesca corte de amigos, muitos deles mais velhos do que eu".
Lobo Xavier lembra que substituiu Nogueira de Brito em dois cargos para os quais não se sentia preparado - ambos assumidos apenas por insistência do amigo. O primeiro foi no programa de comentário político Flashback da TSF, o atual O Princípio da Incerteza.
"Eu não me achava, nessa altura, capaz de enfrentar os terríveis adversários do debate, o José Magalhães e o Pacheco Pereira, e ele achava que eu era capaz e empurrou-me para isso. Ele é que me deu força para isso", recorda.
Mais tarde, Nogueira de Brito voltou a desafiá-lo, convencendo-o a assumir a liderança da bancada parlamentar do CDS. "Foi ele quem inventou que eu poderia ser líder parlamentar, algo em que eu próprio não acreditava, nem achava ter as competências necessárias."
Foi, por isso, um "mentor político muito próximo" de António Lobo Xavier, que lhe "ensinou a tolerância".
Na faceta política, António Lobo Xavier descreve o antigo líder parlamentar como "dedicado", "com uma grande arte" e "um grande parlamentar", que era, para si, "um modelo". Mas como não só de Parlamento se fez a vida de Nogueira Brito, o antigo deputado do CDS lembra também as qualidades de Nogueira de Brito como "advogado" e, "mais importante, como gestor de empresas".
Nogueira de Brito, nas palavras do amigo, era o "animador" e "inspirador" das numerosas tertúlias que frequentava, repletas de "amigos dos seus tempos da universidade e dos tempos posteriores".
Licenciado em Direito, Nogueira de Brito foi deputado à Assembleia da República por Braga, presidente da Comissão de Saúde, Segurança Social e Família e presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP.
Além disso, foi ainda vice-presidente da Comissão Política e presidente do Conselho Nacional do CDS-PP.
