
REUTERS/Francois Lenoir
As sanções ainda não vêm hoje, mas virão - e aqui resumimos o que já se sabe. Há melhores notas até ao 12º ano. Uma sonda chegou a Júpiter. A CGD treme. E Ronaldo é grande. 5 notícias da manhã.
Corpo do artigo
1. Sanções avançam... devagarinho. Ainda não será hoje (dizemos nós sem jurar) que a Comissão Europeia decide a imposição de sanções contra Portugal e Espanha. Mas a verdade é que o processo está mesmo encaminhado nesse sentido - de tal modo que o Presidente Marcelo já fala apenas em "sanções pró-forma".
Neste texto, explicamos em cinco pontos o que já sabemos sobre as sanções e suas consequências, que passam pelo Governo anterior e também pelo atual. Esta manhã, há a informação de mais uma carta escrita a Juncker, neste caso por Assunção Cristas, dizendo que os portugueses "não iriam perceber" uma decisão dessas.
2. Nem mais um dia na CGD. A atual administração da Caixa fartou-se e escreveu ao ministro das Finanças para lhe dizer que não fica nem mais um dia, para lá deste mês, em funções. A notícia e as razões de José de Matos foram dadas pelo Público e Jornal de Negócios - e são aqui sintetizadas pela Leonor Ferreira.
3. E não é que as notas melhoraram? Do 1º ciclo ao 12º ano, os alunos chumbam cada vez menos, um resultado tão surpreendente que até Nuno Crato saiu do silêncio e falou com a TSF para... elogiar os exames nacionais. Já o atual Governo mostra-se mais cauteloso: quer estudar os dados para garantir que dados "positivos" não se devem a "medidas artificiais", como nos explica o Nuno Guedes.
Ainda a propósito de Educação, vale a pena acrescentar que está a circular uma carta aberta a apelar à criação de alternativas à praxe académica. Eis quem assina.
4. Houve aplausos e sorrisos na chegada de Juno a Júpiter. O momento era decisivo: se a sonda falhasse a entrada na órbita de Júpiter, cairiam por terra cinco anos de viagem, o trabalho de muitos investigadores e um investimento de milhões de dólares. Não é por isso, de espantar o júbilo da equipa com o sucesso da operação. Ora veja a festa e diga lá se não valeu o esforço.
5. E porque é que eu digo que o Ronaldo é o maior? Porque ele disse isto a João Moutinho, quando o puxou para marcar aquele penálti. E ontem disse isto sobre o seu principal adversário: "Dói-me ver Messi chorar. Espero que volte".
Quanto ao jogo de amanhã, Gareth Bale parece desvalorizar o duelo com Ronaldo. Enquanto o embaixador dos EUA em Portugal parece ainda mais confiante que todos nós num bom resultado. Ora veja o desafio que ele fez ao seu amigo galês.
Já agora que aqui estamos...
permita-me que lhe conte que morreu um dos maiores realizadores do cinema contemporâneo, o iraniano Abbas Kiarostami. Que a China está a ameaçar com um conflito militar por causa disto. E que há uma linha que separa ricos e pobres na África do Sul - que vista do céu é bem visível.
Com tanta informação, nem parece que chegámos ao Verão.
Vá passando pela TSF, no rádio ou no seu computador. Há mais a caminho e nós estamos sempre atentos. Dia feliz, até já!