Rankings: Conheça as escolas com melhores e piores resultados nos exames e provas nacionais
Escolas voltam a ter enormes diferenças nas notas médias dos alunos.
Corpo do artigo
Saiba mais: Consulte aqui os rankings feitos pela TSF com base nos resultados fornecidos pelo Ministério da Educação - 1º ciclo; 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
As distâncias atingem todos os graus de ensino, do 1º ciclo ao secundário, separando, claramente, as notas das públicas e das privadas, mas os especialistas sublinham que é preciso cuidado na interpretação destes resultados.
Deve-se ter em conta os diferentes contextos sociais e económicos dos alunos que acabam por influenciar o sucesso escolar.
Os rankings foram feitos pela TSF com os resultados de todas as provas ou exames nacionais feitos em 2014: 1º ciclo; 2º e 3º ciclos; secundário.
Os números, em bruto, foram fornecidos pelo Ministério da Educação.
As diferenças entre as médias das escola podem ser enormes. Basta comparar, por exemplo, as escolas no topo e no fundo da tabela nas provas do 1º ciclo: em média, os resultados da escola com melhores notas são mais do triplo daquilo que acontece na escola que tem resultados mais negativos (23,7% contra 84,9%). Um cenário semelhante àquele que acontece no 2º e 3º ciclos ou no ensino secundário.
A presidente da Associação Nacional de Professores (ANP) sublinha que é preciso ter cuidado na interpretação destes rankings.
Paula Carqueja admite que uma escola com piores notas pode, na prática, ser melhor do que outra que surge no topo. Tudo depende não apenas da qualidade da escola onde se estuda mas também do contexto familiar, social e económico que rodeia a criança.
Os rankings feitos pela comunicação social acabam por ser um retrato, também, das várias realidades, desiguais, que rodeiam cada escola e não apenas da qualidade do seu trabalho.