5 bis para a CGD, amianto no Ministério e... fé na seleção (5 notícias do dia)
São 5 mil milhões e não 4, os que o Governo quer injetar na CGD. Descobriram amianto no Ministério da Educação. E hoje é a primeira final de Portugal no Euro. As notícias da manhã na TSF.
Corpo do artigo
1. A sede do Ministério da Educação tem amianto. Um levantamento de edifícios públicos com esta substância perigosa, que foi feito em 2014, tranquilizou os funcionários - mas afinal o edifício do Ministério na 5 de Outubro tem amianto. O gabinete do ministro confirma a notícia da TSF, mas acrescenta que foram disponibilizados postos de trabalho fora das áreas com amianto a todos os funcionários que pretendam mudar e foram feitos exames de rastreio a todos os trabalhadores. A história é do Nuno Guedes.
2. Não são 4, mas 5 mil milhões para a Caixa. O Governo ainda negoceia com Bruxelas e Frankfurt um plano de recapitalização, mas o objetivo é chegar aos 5 mil milhões. O pagamento do empréstimo anterior, a resolução das imparidades (mais de dois mil milhões) e a reestruturação sobem a fatura, que precisa de autorização europeia. O Ministério das Finanças admite que a injeção de capital possa ser faseada. Aqui está a notícia, confirmada esta manhã pela TSF.
Talvez por causa disto tudo, o PS pediu esta noite para ouvir - com urgência - o governador do Banco de Portugal na Assembleia da República.
3. Brexit: como votam os jovens? Milhares de jovens registaram-se para votar no referendo de quinta-feira, que se prevê ser um dos atos eleitorais mais participados dos últimos anos no Reino Unido. A Cristina Lai Men ouviu a a associação Uprising, que sente um envolvimento grande dos mais novos num debate essencial para toda a Europa.
Em Londres, a nossa enviada especial encontrou também esta livraria, que montou uma banca com livros sobre a Europa, para responder à pergunta: "Sair ou não sair?".
A um dia do dia D, a Joana Carvalho Reis reuniu as capas de combate dos jornais britânicos, que cumprem a tradição britânica e fazem apelos ao voto - uns para um lado, outros para outro. Dá que pensar, não dá?
4. Viver em Lisboa está mais caro. Nem a desvalorização do euro evitou tendência. A capital portuguesa subiu 11 posições no ranking anual das cidades mais caras do Mundo. Adivinha porquê?
5. Chegou a primeira final da nossa seleção - e a TSF está preparada para uma emissão especial, a partir das 14h. Até lá, não faltam coisas para ler e ouvir.
- O Mário Fernando explica quais são os caminhos para os oitavos;
- O João Nuno Coelho explica como a história é razão para termos esperança;
- O Fernando Alves questiona as figas ao medo, que viu serem feitas pelo nosso treinador;
- A Margarida Serra pergunta se a nossa equipa vai comer um Goulash, uma bolacha húngara ou um Lecsó;
- O João Ricardo Pateiro canta uma música para dar sorte a Fernando Santos - e acrescenta pistas para o nosso 11 desta tarde;
- E o Miguel Guilherme dá-nos esta pérola: "Vamos conhecer melhor a Hungria?"
Por hoje acho que chega. Vamos dar os braços, torcer pelos nossos e esperar pelo melhor.
Dia produtivo, dia feliz.