Agência que substitui SEF não tem estatutos nem sede a uma semana de entrar em funções
O presidente do sindicato dos funcionários do SEF considera que, apesar das explicações da ministra Ana Catarina Mendes, "o documento já deveria ser do conhecimento público".
Corpo do artigo
Falta apenas uma semana para entrar em funções, mas a Agência para a Integração, Migrações e Asilo ainda não tem estatutos nem sede.
A agência vai substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, compete-lhe responder aos pedidos de asilo e autorizações de residência de imigrantes, mas o jornal Público revela que os estatutos só devem ser publicados até ao início da próxima semana.
Numa reunião com o sindicato dos funcionários do SEF, a ministra Ana Catarina Mendes justificou o atraso com a complexidade das competências da nova agência e com o envolvimento de vários ministérios no processo.
No entanto, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares garantiu que o documento está praticamente concluído e será dado a conhecer aos sindicatos do SEF até ao início da próxima semana.
Em declarações à TSF, Artur Girão, presidente do sindicato dos funcionários do SEF, afirma que compreende os argumentos da ministra, mas não esconde alguma inquietação.
"A senhora ministra assumiu que o Governo se atrasou um pouco, mas reiterou que, em função da própria complexidade da fusão destas duas entidades, com as competências tão abrangentes que a Agência vai assumir, que o trabalho revelou ser um pouco mais complicado, lamentou esta situação, mas comprometeu-se que já no início da semana o documento será conhecido por todos", explica, confessando que "ficam mais descansados", mas mantêm "as mesmas questões".
TSF\audio\2023\10\noticias\21\artur_girao_1_o_q_disse_a_ministra
"Este documento deveria ser do conhecimento público, sobretudo dos trabalhadores, e não faz muito sentido que a cinco dias úteis de se iniciar uma nova agência não se conhecer a estrutura dela", sublinha.
O fim do SEF e a entrada em funções da nova agência estão marcados para dia 29 de outubro.