Uma sessão de esclarecimento aconteceu hoje na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa. Sob a orientação do professor Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico, 60 alunos do 5º ano aprenderam o que é um eclipse e como o podem observar em segurança.
Corpo do artigo
A sessão promovida pela Direção Geral de Educação, em parceria com o Observatório Astronómico de Lisboa, com a colaboração da Direção Geral de Saúde e que contou com a presença do Ministro da Educação, pretende chamar a atenção dos mais novos para os riscos associados à observação do eclipse parcial que ocorre na sexta-feira.
De acordo com Graça Freitas da Direção Geral de Saúde, a única forma de fazer uma observação direta sem risco para a retina, é através de óculos próprios para o efeito que podem ser adquiridos nas farmácias. Adverte no entanto a responsável que estes óculos estão esgotados.
O eclipse do Sol será visível parcialmente em Portugal e terá o pico máximo cerca das 09h00. Na Madeira, a percentagem de obscurecimento (fração coberta) do disco solar atingirá os 57%, subindo para 63% a 74% no continente e atingindo entre 70% a 78% nos Açores.