Basílio Horta e ministro da Economia travam discussão mais tensa do dia no Parlamento
O deputado independente da bancada do PS, Basílio Horta, e o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, travaram esta quinta-feira a discussão mais tensa do primeiro dia de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2012.
Corpo do artigo
Durante uma acesa troca de palavras, interrompida por protestos e aplausos das bancadas do PS e da maioria parlamentar, Basílio Horta questionou o ministro da Economia.
«Chega a 2013 com quantas empresas? Com quantos trabalhadores? Eventualmente com meia dúzia de empresas e meia dúzia de famílias. É esse o quadro que o senhor quer para Portugal para 2013?», ao que o ministro Álvaro Santos Pereira respondeu: «os senhores prometeram 150 mil novos empregos e deram-nos 700 mil desempregados. Esse é que é o problema».
Na resposta, Basílio Horta afirmou que «o senhor ministro não tem estatuto político para olhar para esta bancada e dizer que deviam ter vergonha. Esta bancada foi eleita pelo povo português»
«O senhor ministro não é propriamente o ministro da Economia do presente, é o contabilista do passado porque sobre economia do presente não há nada», acrescentou Basílio Horta.
Ao que o ministro da Economia retorquiu: «Continua a dizer que ando desaparecido. Se eu ando desaparecido, eu respondo-lhe de uma maneira muito simples. Nós trabalhámos, senhor deputado, não andamos pelo país fora a fazer propaganda e a fazer promessas que nunca são cumpridas».