O nome de João Serra foi aprovado como novo presidente da Fundação Cidade de Guimarães pelo executivo da câmara local. A nomeação recebeu sete votos a favor e três abstenções.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Guimarães deu "luz verde" ao nome de João Serra para novo presidente da Fundação Cidade de Guimarães, que está encarregue da organização da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Este ex-assessor de Jorge Sampaio, que já era vogal executivo do Conselho de Administração desta fundação, vai assumir funções ainda esta semana num mandato que se prolonga até 2015.
Para António Magalhães, presidente da autarquia de Guimarães, João Serra, que recebeu sete votos a favor e três abstenções, é uma «figura consensual», que coloca fim à crise que se vivia na fundação.
«Dá-nos garantia de conhecer o passado recente da fundação, desde aliás a sua origem, tem uma dimensão de índole cultural que ninguém põe em causa e, por isso, com o aval do secretário de Estado da Cultura e do presidente do Conselho Geral temos todas as condições para podermos avançar rapidamente», explicou.
Sobre o vencimento que João Serra vai auferir, que poderá ser de dez mil euros mensais brutos, António Magalhães disse que isso apenas ficará decidido após uma reunião a fazer pelo Conselho Geral da fundação.
«Isto tem de ser ponderado, pensado, tem de ser tido em conta quer referente ao passado, presente e futuro. Isto é de uma subjectividade grande e naturalmente há uma carga de subjectividade que não posso responder só por ela», concluiu.