Câmara da Nazaré pede reunião urgente com a DGS e apresenta plano para reabertura da praia do Norte
O rascunho do plano da autarquia prevê que 2500 pessoas possam aceder à costa distribuídas por pontos específicos. O presidente da Câmara conta que a avaliação da DGS esteja concluída na próxima semana.
Corpo do artigo
A Câmara da Nazaré quer reabrir a praia do Norte à prática do surf, e pediu já uma reunião urgente à Direção-Geral da Saúde, o que deverá acontecer no início da próxima semana. Walter Chicharro adianta à TSF que esta sexta-feira vai ser avaliado pelas autoridades de saúde um plano de contingência apresentado pela autarquia para resolver os problemas de aglomerações junto à costa nazarena.
12976162
O autarca garante tratar-se de "um plano alargado, que tem uma série de premissas, que terá um conjunto de cortes rodoviários muito antes da chegada ao sítio da Nazaré, e que terá um controlo muito forte". Depois da contestação originada pela afluência de centenas de pessoas à praia na Nazaré, para observar as ondas gigantes, a autarquia pretende propor "a presença de 2500 pessoas na área da praia do Norte", argumentando que a área é "gigantesca: vai desde a Estrada do Farol à encosta onde se colocam muitos daqueles que querem ver o surf a acontecer e o próprio areal".
"Nessa extensão toda, haverá zonas marcadas para que as pessoas possam estar, e será controlado e reforçada a necessidade de distanciamento social e de utilização de máscara", fundamenta ainda Walter Chicharro. "Só poderão entrar por três pontos perfeitamente definidos, onde será feita a contagem efetiva e cumulativa desses lugares."
O presidente da Câmara acredita que nos próximos dias haverá respostas quanto ao levantamento, ou não, da proibição. "Fiquei de enviar já hoje um primeiro draft [rascunho] do plano, e o que já sei é que na sexta-feira haverá uma primeira avaliação, entre o delegado regional e o delegado de saúde pública responsável e supra hierárquico deste na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Acredito que no primeiro dia da próxima semana será feita essa reunião, para tentarmos chegar a um acordo."
TSF\audio\2020\11\noticias\05\valter_chicharro_1_plano
A Câmara da Nazaré vai transmitir online os dias de free surf e ondas gigantes. A praia do Norte é, nesta altura do ano, um local que atrai turistas internacionais. São milhares que se juntam para assistir ao surf na zona e que acabam por animar o comércio local. Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, afirma que a preocupação em dinamizar o comércio e o turismo não pode ser maior do que manter as condições de segurança na zona, mas admite que o encerramento "tem um impacto muito expressivo, sobretudo na restauração e no alojamento, também no comércio e nos serviços". Um "impacto que não pode ser substituído pelas preocupações de cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde", argumenta, ainda assim.
Na perspetiva do representante do setor do turismo, "à semelhança de outros eventos que se vão realizar no país, nomeadamente culturais, este é um espetáculo, este é um espetáculo que ocorre ao ar livre, e, por isso, por força das circunstâncias e da sua localização geográfica, pode oferecer boas condições de segurança se os espetadores cumprirem as regras que a Direção-Geral da Saúde recomenda". Pedro Machado destaca assim o papel "crucial" do município no sentido de "criar as condições para que as pessoas possam afluir e, ao mesmo tempo, possam manter a sua distância de segurança".
13000571