O fim do ciclo e a "instabilidade da maioria". Catarina Martins deixa liderança do BE
A convenção do partido está agendada para os dias 27 e 28 de maio.
Corpo do artigo
Após pouco mais de uma semana de reflexão e ao fim de três mandatos à frente do partido, Catarina Martins anuncia que vai deixar a liderança do Bloco de Esquerda (BE). A ainda coordenadora considera que a "instabilidade da maioria absoluta" é sinal do fim de um ciclo.
Em conferência de imprensa, a ainda coordenadora do partido destacou que "é agora que o BE deve preparar a mudança política que já ai está", salientando "a instabilidade política" dentro do Governo socialista.
TSF\audio\2023\02\noticias\14\francisco_nascimento_adeus_catarina
"O que mudou agora, no entanto, é a instabilidade da maioria absoluta. Esta crise larvar multiplicada dentro do Governo e em choque com a luta popular, é o sinal do fim de um ciclo político", sustenta.
Até porque, salienta Catarina Martins, "a mudança política já aí está" e, embora se recuse a lançar um nome para a sua sucessão, a ainda líder "tem a absoluta tranquilidade de saber que no BE há muitas pessoas com capacidade para assumir as funções".
15781184
Quanto ao futuro político de Catarina Martins, a bloquista "não vai andar por aí": "Estou aqui, sou daqui, o bloco é o partido onde eu estou e vou estar todas as lutas, como sempre".
Por enquanto, vai manter o lugar de deputada, já que "essa não é a questão, neste momento". Resta saber até quando.
Catarina Martins é coordenadora dos bloquistas desde dezembro de 2014, ou seja, há mais de oito anos. Antes, exerceu a função de co-coordenadora com João Semedo, durante dois anos.
O BE foi um dos derrotados das legislativas de janeiro de 2022, passando de 19 para apenas cinco deputados, e assistindo à vitória com maioria absoluta conquistada pelo PS.
Após a geringonça, os bloquistas chumbaram os Orçamentos apresentados pelo Governo socialista desde 2020, inclusive o de 2022 que levou à queda do Executivo de António Costa. O primeiro-ministro acusou Catarina Martins, desde essa altura, de "romper" com a geringonça.
A convenção do partido está agendada para os dias 27 e 28 de maio, em Lisboa. A data saiu da reunião da mesa nacional do partido de 04 de fevereiro.
15763299