
Cavaco Silva
Direitos Reservados
Numa mensagem no site da Presidência, o chefe de Estado diz que «não podemos deixar que as mortes de bombeiros em incêndios florestais se transformem numa realidade habitual».
Corpo do artigo
O Presidente da República endereçou uma «palavra de agradecimento» aos bombeiros, agentes de proteção civil e populações pelo «desempenho notável» no combate aos incêndios.
Numa mensagem, no site da Presidência da República, Cavaco Silva exaltou o «desempenho notável» que estes têm demonstrado como também a «coragem para a missão que ainda têm pela frente».
«Faço-o também às populações, que têm sabido encontrar forças para enfrentar as chamas e ajudar os bombeiros», acrescenta a mensagem do chefe de Estado.
Na sua mensagem, Cavaco não passou por alto a morte de uma bombeira esta quinta-feira de manhã no incêndio de Tondela, bem como outros operacionais que ficaram feridos não só neste incêndio como nos fogos de Vila Nova de Foz Coa e Valença.
Cavaco aludiu ainda às mortes de outros quatro bombeiros este ano e sublinhou que «não é o primeiro ano em que há bombeiros tombados em serviço, prova do risco efetivo da missão que abraçaram».
«Não podemos deixar que as mortes de bombeiros em incêndios florestais se transformem numa realidade habitual», acrescenta o chefe de Estado.
Depois de dar conta de outras vítimas dos fogos deste verão, Cavaco Silva lembrou ainda que «todas estas dramáticas situações humanas merecem o nosso respeito e pesar».
«Devemos venerá-las humildemente, com a discrição, seriedade e proximidade que cada um destes dramas pessoais reclama. Devemos fazê-lo sem outro objetivo que não seja o de honrar o exemplo singular de dignidade e abnegação de quem - sem pedir em troca e na flor da idade adulta - doou a sua vida ou a integridade física na ajuda voluntária aos demais», concluiu.