Pedro Pinto afirma que o PSD e a IL "preferem estar ao lado do PS", algo que deixa o Chega "desconfortável". Por isso, "traçamos o nosso caminho tranquilamente", diz.
Corpo do artigo
Pedro Pinto gostava de ter o PSD e a Iniciativa Liberal ao lado do Chega na hora de votar contra as propostas socialistas, por exemplo, na área fiscal. Em entrevista na Manhã TSF, o líder parlamentar do Chega fala em desconforto, mas garante que o partido vai continuar a trilhar esse caminho sozinho.
"Obviamente que o PSD e a IL falam muito, mas quando é altura de votar, por vezes, votam ao lado do Partido Socialista ou então abstêm-se quando são as propostas do Chega. Isso a nós também não nos deixa confortáveis, o Chega já percebeu que com o PSD e com a Iniciativa Liberal não poderá haver muitos contactos, porque esses partidos preferem estar ao lado do Partido Socialista do que estar ao lado do Chega. Por isso, nós fazemos o nosso caminho e traçamos o nosso caminho tranquilamente", afirma à TSF Pedro Pinto.
TSF\audio\2023\10\noticias\25\pedro_pinto_chega_
O Chega vai apresentar diversas propostas de alteração ao Orçamento do Estado 2024. Entre essas propostas, Pedro Pinto destaca três áreas: Justiça, Educação e Saúde.
"É importante que haja um reforço de magistrados, também dos oficiais de justiça, porque a Justiça tem que funcionar em Portugal. A Justiça não pode estar parada com processos com quase 20 anos dentro dos tribunais e que se acumulam diariamente. O descongelamento da carreira dos professores também nos parece extremamente importante. É uma reivindicação que os professores têm vindo a fazer há vários anos. As escolas não podem estar com os professores na rua, com muitos alunos sem aulas. Depois a nível, por exemplo, da Saúde também um subsídio de risco para os enfermeiros e considerar, por exemplo, a profissão de enfermeiros de desgaste rápido", explica.
A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024 vai ser discutida na generalidade em plenário nos dias 30 e 31 de outubro. A votação final global está agendada para o dia 29 de novembro.