O presidente da Confederação Nacional de Pais afirmou hoje que os resultados negativos nos exames se devem à elaboração «complexa» das provas, «de interpretação dúbia» e com critérios de resposta «fechados».
Corpo do artigo
«Pedimos às sociedades e associações científicas das disciplinas de matemática, português, biologia, físico-química, história e geografia e as respostas que obtivemossão praticamente unânimes: a elaboração dos exames é complexa, é de intepretação dúbia e, portanto, leva a respostas distintas», sublinha Jorge Ascenção.
Em declarações à TSF, o presidente da Confederação Nacional de Pais (CONFAP) chama ainda atenção para os critérios de resposta, que classifica de «fechados».
«São critérios em que [o aluno] ou responde exatamente como está definido ou o corretor não pode considerar certo», afirma.
Jorge Ascensão considera, por isso, que os resultados não refletem o conhecimento dos alunos e que acabam por desmotivar os estudantes.
«Tivemos alunos que a olhar para a pauta soçobraram a chorar porque sentiam que o seu esforço não valeu a pena. Isto também não é motivador para as crianças e jovens que se empenharam e se esforçaram. Tanto trabalham e se esforçam, vão a exame com notas excelentes, chegam a exame e acontece-lhes isto. Não podemos dizer que isto é um incentivo», conclui.