
Medicamentos
Direitos Reservados
Após um parecer deste conselho ter aludido à necessidade de «racionamento» nos medicamentos, o presidente deste organismo clarificou que é preciso «utilizar melhor os recursos».
Corpo do artigo
O presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida frisou a necessidade de se «lutar contra a ineficiência e desperdício na Saúde».
Um dia depois de um parecer deste conselho ter falado na necessidade de «racionamento» nos medicamentos para algumas doenças, Miguel Oliveira e Silva classificou que é «preciso utilizar melhor os recursos disponíveis».
Desta forma, Miguel Oliveira e Silva considera que se pode evitar que aconteçam situações de «quem tem mais posses financeiras tenha acesso a medicamentos e intervenções do que os não têm estes recursos».
«Ninguém defendeu em lado nenhum que doentes mais velhos ou mais pobres não devam ter acesso aos melhores medicamentos», acrescentou o presidente do CNECV, que diz que o objetivo é que nunca aconteçam estas situações.
Miguel Oliveira e Silva referiu-se ainda à utilização da palavra «racionamento» usada neste parecer para dizer que esta foi usada num contexto «técnico, que não tem o significado coloquial».
«Racionamento significa utilizar a razão com conta, peso e medida como vem num bom dicionário de português», frisou o presidente do CNECV, que conclui que é preciso que não falte «nada de essencial aos que mais precisam».