A coordenadora do júri do painel de avaliação de Sociologia do concurso de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento 2013 anunciou a sua demissão, apontando à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a alteração dos resultados.
Corpo do artigo
Beatriz Padilla, coordenadora do júri do painel de Sociologia, disse que apresentou hoje à FCT, responsável pelo concurso, o seu pedido de demissão.
Um outro membro do júri, João Teixeira Lopes, referiu que também se demitiu do cargo, pelo mesmo motivo.
Ambos adiantaram que não tencionam participar na fase de recurso do consurso, em que os candidatos excluídos têm oportunidade de contestar os resultados, divulgados há uma semana pela FCT, nem na avaliação em concursos posteriores.
Em carta aberta dirigida, a 20 de janeiro, ao presidente da FCT, Miguel Seabra, o painel de avaliação de Sociologia aponta irregularidades ao concurso de 2013 de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento, como a alteração do resultado da avaliação feita pelos membros do júri que integram o painel, e aprovada em ata a 06 de dezembro.
As demissões ocorrem um dia depois de centenas de bolseiros, investigadores e docentes terem saído à rua, em Lisboa, em protesto contra o corte no número de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento atribuídas.