António Costa assegura que será solidário com o seu sucessor, independentemente da escolha dos militantes do seu partido.
Corpo do artigo
O secretário-geral do PS cessante garantiu esta sexta-feira que vai exercer a sua função enquanto militante socialista nas diretas do partido, para as quais não se recandidatou, disputadas entre José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.
TSF\audio\2023\12\noticias\15\antonio_costa_2_votar_nas_directas_bruxelas
"Irei a tempo de exercer o meu direito de voto", confirmou António Costa, em conferência de imprensa, em Bruxelas, depois do último Conselho Europeu de 2023.
O secretário-geral cessante do PS pediu a mobilização dos socialistas nas eleições desta sexta-feira e sábado para a escolha do seu sucessor e adiantou que o novo líder contará com a sua total solidariedade.
Estas posições constam de uma mensagem que António Costa enviou esta manhã a todos os militantes do PS, no primeiro de dois dias das eleições diretas para a escolha do novo secretário-geral deste partido.
Na mesma mensagem, António Costa acentuou que será solidário com o seu sucessor, independentemente da escolha dos militantes do seu partido.
"O novo secretário-geral contará com toda a minha solidariedade e, por certo, com o apoio de todos os militantes, na unidade plural que é a marca do nosso PS", acrescentou na mensagem enviada aos militantes.
Cerca de 60 mil militantes socialistas escolhem esta sexta-feira e sábado o sucessor de António Costa no cargo de secretário-geral do PS, numas eleições disputadas entre José Luís Carneiro, Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.
Além do novo líder do partido, os socialistas vão eleger 1400 delegados (aos quais se juntam 1100 com direito de inerência) ao congresso nacional, que se realizará entre 5 e 7 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa.
Esta sexta-feira, votam os militantes da FAUL e os das federações de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Oeste, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
No sábado, há eleições nas federações do Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu, Açores e Madeira. As votações terminam às 23h00 (hora indicativa) de sábado.
Os primeiros resultados eleitorais serão divulgados pelas 23:30, na sede nacional do PS, pelo presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC), Pedro do Carmo.