João Galamba foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa nas eleições de janeiro do ano passado.
Corpo do artigo
João Galamba vai regressar ao Parlamento, como deputado, depois de ter deixado o Governo de António Costa, apurou a TSF. O antigo ministro deve ocupar o lugar até ao final da legislatura. A Assembleia da República deve ser dissolvida a partir de 15 de janeiro, com eleições antecipadas marcadas para 10 de março.
Para a entrada de João Galamba, o deputado Paulo Marques despede-se do Parlamento. O socialista enviou um e-mail aos colegas de bancada, a que a TSF teve acesso, onde se despede "na sequência do senhor ministro João Galamba e do seu regresso à Assembleia da República".
João Galamba foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa nas eleições de janeiro do ano passado, no décimo primeiro lugar da lista do PS, mas não chegou a ocupar a cadeira no Parlamento por ter tomado posse como secretário de Estado da Energia. Mais tarde, assumiu o lugar de Pedro Nuno Santos como ministro das Infraestruturas.
Depois de várias polémicas, João Galamba apresentou um pedido de demissão do cargo ao primeiro-ministro (o segundo em seis meses). Justificou a decisão com a "única possível" para assegurar à família a "tranquilidade e discrição a que inequivocamente têm direito", apesar de entender que "não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha" para exercer funções.
Galamba é um dos protagonistas do processo que levou à queda do Governo socialista, com a demissão de António Costa.