
Tiago Petinga/Lusa
João Galamba foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa nas eleições de janeiro do ano passado.
João Galamba vai regressar ao Parlamento, como deputado, depois de ter deixado o Governo de António Costa, apurou a TSF. O antigo ministro deve ocupar o lugar até ao final da legislatura. A Assembleia da República deve ser dissolvida a partir de 15 de janeiro, com eleições antecipadas marcadas para 10 de março.
Para a entrada de João Galamba, o deputado Paulo Marques despede-se do Parlamento. O socialista enviou um e-mail aos colegas de bancada, a que a TSF teve acesso, onde se despede "na sequência do senhor ministro João Galamba e do seu regresso à Assembleia da República".
João Galamba foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa nas eleições de janeiro do ano passado, no décimo primeiro lugar da lista do PS, mas não chegou a ocupar a cadeira no Parlamento por ter tomado posse como secretário de Estado da Energia. Mais tarde, assumiu o lugar de Pedro Nuno Santos como ministro das Infraestruturas.
Depois de várias polémicas, João Galamba apresentou um pedido de demissão do cargo ao primeiro-ministro (o segundo em seis meses). Justificou a decisão com a "única possível" para assegurar à família a "tranquilidade e discrição a que inequivocamente têm direito", apesar de entender que "não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha" para exercer funções.
Galamba é um dos protagonistas do processo que levou à queda do Governo socialista, com a demissão de António Costa.