Depressão Aline traz chuva forte e rajadas de vento "até 120 quilómetros por hora"
A depressão Aline começa a afetar Portugal Continental a partir de quinta-feira.
Corpo do artigo
As rajadas de vento podem atingir os 120 quilómetros por hora esta quinta-feira em Portugal Continental, o que poderá condicionar as ligações a Lisboa através das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
"Precipitação forte e persistente a partir da tarde de amanhã e continua durante praticamente todo o dia. Vento forte também com rajadas até 120 quilómetros por hora, basicamente nas regiões do Centro e Sul. As medidas para a população são a adoção de condições defensivas, reduzindo velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias rodoviárias, não se atravessar as zonas inundadas, especial cuidado também na circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas e também especial cuidado na circulação e permanência junto das áreas mais arborizadas por causa da possibilidade de ocorrência de quedas de árvores", alerta na TSF o comandante da Proteção Civil José Miranda.
TSF\audio\2023\10\noticias\18\cmdt_jose_miranda_1_prevencao
A depressão Aline começa a afetar Portugal Continental a partir de quinta-feira e, além do vento, vai trazer precipitação muito forte.
"Tudo é possível. Como lhe disse, isto foi informação disponibilizada ontem para amanhã, portanto hoje irá ser feita uma nova atualização da informação e, tendo em conta a confirmação das previsões anunciadas no dia de ontem, vão tomar-se as devidas medidas", assegurou o comandante.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja na quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
Toda a costa portuguesa vai estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21:00 de quinta-feira, passando depois a laranja até às 12h00 de sexta-feira.
Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável.
Devido a previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.