Detido presidente da câmara de Espinho por suspeitas de corrupção em projetos imobiliários
Miguel Reis é suspeito de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências.
Corpo do artigo
O presidente da câmara municipal de Espinho foi detido na sequência de uma operação da Polícia Judiciária (PJ), que tem como alvo o departamento de obras da autarquia, avança a RTP.
De acordo com a PJ, além de "um titular de cargo político", foram ainda detidos um funcionário da autarquia e três empresários, encontrando-se "indiciados pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências".
"Foram executadas cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários da autarquia e diversas empresas sedeadas nos concelhos de Espinho e Porto, tendo-se procedido à detenção de cinco pessoas", pode ler-se em comunicado enviado à TSF.
A Operação Vórtex visa "projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos".
As buscas estão a ocorrer desde o início da manhã desta terça-feira, no âmbito de um processo em que estão envolvidas queixas e denúncias de licenciamentos pelo Gabinete de Urbanismo da autarquia.
"Nesta operação, que contou com a presença de magistrados do DIAP Regional Porto, estiveram envolvidos investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como peritos informáticos de várias estruturas da Polícia Judiciária. Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", acrescenta ainda a PJ.
Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho, distrito de Aveiro, pelo PS nas autárquicas de 2021.
* Notícia atualizada às 12h55