Diretores escolares querem saber que exames do 11.º ano vão ser feitos em formato digital
Filinto Lima considera que ainda há tempo, mas que é preciso fazer chegar a informação o mais rápido possível.
Corpo do artigo
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas quer que o Governo revele, em breve, as provas do 11.º que, no final deste ano letivo, vão ser realizadas em computador.
Há cerca de um mês, o presidente do IAVE, Luís Pereira dos Santos, adiantou, em entrevista à TSF, que em breve seriam conhecidas essas provas, mas, até ao momento, essa informação ainda não é conhecida.
Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, sublinha que "é preciso que, rapidamente, o Ministério da Educação [...] dissesse às suas escolas, no mais curto espaço de tempo de possível, quais são os exames do 11.º e do 12.º anos que irão ter formato digital. Sabemos que não é normal secundário, até porque é uma inovação, a realização destes exames neste tipo de formato. E, nesse sentido, e também por esse motivo, rapidamente o Ministério da Educação tem de dar essas indicações às suas escolas para os professores e os alunos ficarem mais tranquilos". No entanto, reconhece o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, ainda há tempo para fazer chegar a informação às escolas. "Ainda há margem para fazer chegar às escolas a informação sobre que exames vão ser realizados em formato digital. O que se pede é que, rapidamente, chegue a informação às escolas, para se saber, em que disciplinas é que os exames digitais terão a sua implementação", afirma Filinto Lima.
TSF\audio\2023\12\noticias\07\filinto_lima_1_saber_rapido
Numa altura de indefinição política, com eleições a serem realizadas em março do próximo ano, Filinto Lima desdramatiza a eventualidade de a medida cair. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas lembra que "se cair, não há grande problema porque nós estamos habituados aos exames no formato tradicional, com papel e esferográfica".
TSF\audio\2023\12\noticias\07\filinto_lima_2_se_cair_n_e_drama
Já na quarta-feira a TSF questionou o Ministério da Educação sobre quais os exames que seriam realizados em formato digital, mas o Ministério revelou que ainda não estão decididos.