Pedro Patacho, autarca e professor universitário, diz que chegou o tem de aproximar a escola do que queremos para o país. O que começou numa tese de doutoramento, é um livro que lança o debate.
Corpo do artigo
Pedro Patacho não está a exercer a missão de professor porque, nesta altura, é autarca.
Doutorado em Educação, Pedro Patacho foi buscar muito do que escreveu em "Pensar a educação", da Porto Editora, à tese de doutoramento, mas também a investigação permanente sobre a escola e a comunidade escolar.
Numa entrevista na Tarde TSF, o autor defendeu que chegou a hora de voltar a debater todo sistema escolar, e recorda o momento em que Cavaco Silva, então primeiro-ministro, lançou uma discussão semelhante.
Pedro Patacho entende que o objetivo da escola deve estar alinhado com o objetivo do país.
Como o mais mudou muito nas últimas décadas, é hora de voltar a pensar a educação.
Outra ideia que passa pela conversa é o risco da palavra mudança.
TSF\audio\2021\05\noticias\27\x_pedro_patacho_19_35h
Pedro Patacho entende que mudar pode ser perigoso se não se estudar o que se quer fazer com a mudança.
O autarca é defensor da escola pública e quer que o debate sobre o papel da escola inclua também os pais.