Enfermeiros: neonatologia de 24 horas na Maternidade Alfredo da Costa é "impossível"

Telmo Pinto/Global Imagens (arquivo)
SNS, Governo e ULS de São José negam o encerramento desta unidade, no Hospital Dona Estefânia, mas admitem uma mudança para a Maternidade Alfredo da Costa, um cenário "inevitável" para o coordenador de neonatologia do hospital
Ainda não há uma decisão final, mas os enfermeiros do Hospital Dona Estefânia (HDE) acreditam que a unidade de neonatologia do hospital vai mesmo fechar, acabando o serviço concentrado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC).
Ouvida pela TSF, num protesto contra este encerramento, realizado à porta do HDE, a enfermeira Marina Afonso, que trabalha na neonatologia do hospital, confirma que foi o próprio responsável da unidade, Daniel Virella, quem avisou os profissionais de saúde de um possível encerramento, não adiantando, porém, um prazo para que seja conhecida uma decisão final sobre o tema.
A enfermeira acrescenta que, embora não tenha visto as escalas dos médicos com os próprios olhos, foi-lhe dito que há ainda "muitos bancos [de horas] por assegurar, na segunda metade do mês" de dezembro, uma situação que garante ser inédita no Hospital Dona Estefânia, contribuindo para as suspeitas de que a unidade de neonatologia vai mesmo acabar por encerrar.
Na opinião de Marina Afonso, o fecho da neonatologia neste hospital, concentrando esforços na Maternidade Alfredo da Costa, iria prejudicar os bebés que precisem de ser operados. "Não há um bloco exclusivamente pediátrico na MAC nem há vagas suficientes para dar resposta aos recém-nascidos", esclarece, assegurando ainda que a taxa de ocupação da neonatologia no Hospital Dona Estefânia é "superior a 90%", pelo que manter o serviço 24 sobre 24 horas na MAC é "impossível".
No dia 18 de novembro, fontes do Correio da Manhã adiantaram que o serviço de Neonatologia do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, poderia encerrar em breve, por falta de médicos especialistas na área, ficando o serviço concentrado apenas na Maternidade Alfredo da Costa (MAC). De acordo com este plano, os profissionais de saúde seriam integrados na MAC, sendo os bebés transferidos para o Hospital de Santa Maria.
O diretor do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Almeida, nega o encerramento de qualquer serviço. O mesmo garantem a Unidade Local de Saúde (ULS) de São José (da qual faz parte o Hospital Dona Estefânia) e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Ambos confirmam, porém, que está a ser avaliada a possibilidade de reorganizar a unidade de neonatologia, juntando-a num só pólo: a Maternidade Alfredo da Costa. Numa resposta escrita ao jornal Expresso, o coordenador de neonatologia do Hospital Dona Estefânia fala mesmo numa "mudança de casa (...) inevitável".
Tal como o coordenador da unidade de neonatologia do Hospital Dona Estefânia, a ULS de São José nega que haja qualquer decisão tomada sobre este tema, ou sequer um prazo para fazê-lo.