
Enfermeiros
O secretário-geral do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou que os enfermeiros subcontratados para a região de Lisboa vão paralisar a 20 de julho.
Corpo do artigo
Questionado sobre a hipótese de uma greve conjunta, José Carlos Martins disse que esta é «uma forte possibilidade», nomeadamente se o ministro Paulo Macedo «continuar esta linha de emagrecimento do SNS» (Serviço Nacional de Saúde).
Caso se «continue a pôr em causa o acesso em tempo útil a cuidados, a qualidade e a segurança, poderá desembocar numa articulação de formas de luta entre todos os sindicatos do setor da Saúde», indicou este sindicalista.
«Temos vários sindicatos desde os médicos, assistentes técnicos e operacionais, todos os profissionais de saúde e sindicatos que representam profissionais de saúde», frisou, apesar de ter admitido, que ainda nada pode ser adiantado sobre isto.
José Carlos Martins lembrou que a questão da subcontratação de enfermeiros para trabalhar em unidades de saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo está longe de ser resolvida.
Por esta razão, anunciou que estes profissionais, a quem estão a ser oferecidos pagamentos na ordem dos quatro euros por hora, vão paralisar no dia 20, sexta-feira da próxima semana.