"Está irreconhecível." Leiria pede ajuda de voluntários para limpar cidade devastada pela tempestade

Créditos: Pedro Correia
A iniciativa realiza-se este sábado de manhã. Em declarações à TSF, Gonçalo Lopes, presidente da câmara da Leiria, adianta que o centro da cidade está a voltar à normalidade
A Câmara de Leiria vai lançar esta manhã uma operação a apelar ao trabalho de voluntários para ajudar a limpar a cidade. Em declarações à TSF, o presidente da câmara descreve uma cidade irreconhecível, devastada pela tempestade. Por isso, Gonçalo Lopes pede a ajuda dos cidadãos.
"Vamos lançar uma campanha voluntária no sábado de manhã, a partir do parque de estacionamento do estádio, para fazer uma limpeza não só dentro do estádio, que é uma das zonas mais afetadas, mas também no circuito junto ao rio e no centro da cidade. Vamos tentar com a ajuda dos leirienses repor a limpeza da nossa cidade, que tem muita lama, muitas telhas no chão. Está irreconhecível, vamos ter outra cidade a partir de agora", explica à TSF Gonçalo Lopes.
Questionado sobre se as pessoas fora de Leiria podem participar, o autarca responde afirmativamente: "Vamos pedir às pessoas para trazerem os seus próprios materiais, vassouras, pás, luvas."
Os detalhes da operação "Vamos limpar Leiria" vão estar disponíveis a partir das 11h00 nas redes sociais da autarquia. Gonçalo Lopes adianta que o centro da cidade está a voltar à normalidade.
"A parte mais urbana já tem luz e água, as freguesias mais distantes da cidade ainda não têm. Relativamente à eletricidade, não há uma noção exata de qual é o timing para a reposição em algumas zonas. Relativamente à água, até ao final do dia, em princípio, fica o concelho todo coberto. Já se consegue circular de automóvel com mais facilidade nas vias", refere.
Neste momento, a principal preocupação tem a ver com os dias de chuva. "Temos os terrenos muitos encharcados, há riscos de inundações. Temos muitas casas sem telhas, as pessoas têm estado nestes dias sem luz, sem comunicação. Têm tentado subir aos telhados para repor o que conseguem."
O autarca adianta que a câmara municipal tem disponibilizado "lonas, plásticos de estufa para que possam colocar provisoriamente e não estragarem mais ainda o património".
Esta manhã, o presidente da câmara de Leiria vai reunir-se com o presidente da E-redes, que se desloca ao concelho. Ainda esta sexta-feira, a câmara vai decidir se reabre, ou não, as escolas na segunda-feira, quando as aulas deviam ser retomadas depois da pausa letiva.
