O número de escolas do ensino básico e secundário com média negativa nos exames nacionais voltou a aumentar este ano, segundo dados do Ministério da Educação, revelados pela Lusa.
Corpo do artigo
Os alunos tiveram resultados médios nos exames nacionais mais baixos do que os que tinham conseguido na avaliação contínua.
Juntando as notas dos exames de Português e Matemática, num universo de 1291 estabelecimentos do ensino básico, apenas 171 conseguiram média positiva.
A Português, por exemplo, em mais de mil escolas os alunos chegaram ao fim do ano com média positiva, mas no exame apenas 227 estabelecimentos conseguiram manter essa média.
No que diz respeito ao ensino secundário, o número de escolas com média negativa nos exames nacionais voltou a aumentar. Mais de um quarto dos estabelecimentos não passou dos 9,5 valores. No ano passado, a percentagem tinha ficado nos 21 por cento.
Também a média global das notas dos exames desceu. Este ano ficou nos 10,3 por cento, menos 18 décimas do que em 2011.
Por disciplinas, a Matemática A registou-se uma queda acentuada da percentagem de positivas. No ano passado, 87 por cento das escolas tinham conseguido média positiva, um número que este ano desceu para 62, o que representa uma diferença de 25 por cento.
A Português B, mais de metade das escolas tiveram média negativa, apesar de todas terem ido com média positiva para exame. Ou seja, nenhuma escola teve média abaixo de 9,5 na avaliação contínua.
Olhando para o mapa, Coimbra foi o distrito com melhores resultados nos exames nacionais do secundário, com uma média de onze valores. No lado oposto da tabela ficou Portalegre, com uma média global de 9,2.