"Extensão do IVA Zero até ao final do ano." Costa abre Academia do PS "atento à vida das pessoas"
"A primeira noção que devemos é que o bem mais precioso é a certeza", afirma o primeiro-ministro, anunciando o prolongamento do IVA Zero, novas medidas no crédito à habitação, novidades no IRS Jovens e a gratuitidade dos passes sub-23.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira, no discurso de abertura da Academia do PS, que "amanhã o Conselho de Ministros vai aprovar a extensão da redução do IVA Zero até 31 de dezembro".
"Fomos capazes de negociar com a distribuição para que a redução do IVA de um cabaz alimentar saudável não se perdesse na distribuição, nem da produção", disse, acrescentando que "é por isso, pela medida ter resultado, que amanhã o Conselho de Ministros vai aprovar a extensão da redução do IVA Zero até 31 de dezembro".
"É assim que se Governa, é estar atento à vida das pessoas", sublinhou.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\antonio_costa_iva_zero_rtp3
António Costa falava em Évora à margem da cerimónia de abertura da Academia do PS, que acontece durante quatro dias. O primeiro-ministro agradeceu "em particular aos dezenas de jovens" presentes e, depois das cortesias, não poupou tempo em fazer promessas e deixar novidades no ar.
"Num tempo de incerteza, não só pela guerra, como pela crise inflacionista, a primeira noção que devemos é que o bem mais precioso é a certeza e as pessoas sentirem que a vida política não é algo superficial, mas sim algo concreto e para o futuro das vidas", disse.
Além do prolongamento do IVA Zero, Costa garantiu que vão ser aprovadas ainda este mês mais medidas para ajudar as famílias a pagar os créditos à habitação: "Nós sabemos bem o quanto as famílias estão a ser impactadas pelo aumento das taxas de juro no crédito à habitação (...) Aguardamos a reunião da próxima semana do Banco Central Europeu ficar mais claro o que vai acontecer, para no Conselho de Ministros do mês de setembro adotarmos novas medidas."
TSF\audio\2023\09\noticias\06\antonio_costa_credito_habitacao_rtp3
Sobre o IRS e a proposta apresentada pelo PSD de baixar o imposto já este ano, o líder socialista lembrou que a trajetória já está definida e que o Governo "não precisa de inventar nada".
"Hoje os portugueses pagam menos dois mil milhões de euros do IRS do que pagariam se estivessem ainda em vigor as normas de 2015. E o compromisso que nós temos é retirarmos quase mais dois mil milhões de euros de pagamento do IRS que os portugueses ainda mantêm", disse, avançando que haverá também novidades no modelo do IRS Jovem.
Segundo o governante, os jovens vão pagar zero no primeiro ano de inserção no mercado de trabalho. Nos quatro anos seguintes, o valor a pagar é mais reduzido. Além disso, as propinas pagas em universidades públicas, quer em licenciatura quer em mestrado, vão ser totalmente devolvidas nos primeiros anos de trabalho.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\antonio_costa_irs_rtp3_
Para terminar o discurso, António Costa disse que Portugal "não é um país baratinho", mas sim "um país de alta qualidade" e, por isso, ainda deixou claro mais três posições em matéria de mobilidade e de habitação.
"De repente toda a gente descobriu que há um problema na habitação", disse, acrescentando com uma resposta às críticas da oposição: "As 26 mil casas não estão prontas, mas se não tivéssemos começado elas também nunca estariam prontas. Entre casas em projeto, obras, concursos, já estão 17 mil em terreno. E isto é algo que quem quer fazer política tem de saber: a política faz se com convicção e persistência, mas sem ansiedade."
"Nós vamos por um lado fundir o passe 8-14 com o passe sub-23 e sobretudo vamos dar um passo muito importante (...). A partir de janeiro, os passes sub-23 serão gratuitos para todos os jovens e crianças", anunciou o secretário-geral do PS, sem adiantar mais pormenores.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\antonio_costa_passes_sub_23_gratis_r
Notícia atualizada às 23h34