Falha no sistema Citius obriga a cancelar ou suspender trabalho dos tribunais
Está comprometida a realização de todos os processos que impliquem o recurso aos computadores da rede informática da Justiça.
Corpo do artigo
As diligências dos tribunais em todo o país foram suspensas ou canceladas esta manhã devido a uma falha no sistema informático Citius.
A notícia foi avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias e confirmada à TSF pelo Ministério da Justiça.
O sistema encontra-se em baixo por motivos ainda não conhecidos, sem previsão para retoma da normalidade.
"Existem problemas de comunicação que afetam os sistemas da justiça. As equipas tecnológicas estão a trabalhar na resolução do problema", revela fonte o ministério.
"Foi uma manhã perdida porque não se conseguiu trabalhar", lamenta o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Carlos Almeida em declarações à TSF.
TSF\audio\2023\09\noticias\05\carlos_almeida_1_n_sabemos
Esta segunda-feira o trabalho dos tribunais também esteve parcialmente parado devido à greve do Sindicato dos Oficiais de Justiça, cuja adesão rondou os 80% a nível nacional.
Carlos Almeida, alerta que os tribunais vão demorar a recuperar. "Não vai ser possível recuperar. Tudo isto que tem ocorrido neste último ano, nestes últimos meses não vai ser possível recuperar nos próximos 2/3 anos."
Carlos Almeida responsabiliza o Governo mas também "toda a sociedade" que "vai assistindo a isto de forma impávida e serena e não está consciente daquilo que é a importância da realização do Estado de direito democrático e a importância do funcionamento de um órgão de soberania como os tribunais".