O político e historiador acusou o partido de ter feito uma publicação de "uma enorme desonestidade" ao comparar o governo de Liz Truss ao de José Sócrates.
Corpo do artigo
O político e historiador José Pacheco Pereira acusou, este domingo no programa da TSF e CNN "O Princípio da Incerteza", a Iniciativa Liberal de "fraude intelectual" depois de o partido ter feito uma publicação no Twitter em que compara José Sócrates a Liz Truss, afirmando que os dois governantes tiveram em comum uma política de "despesa pública descontrolada".
"Este tipo de argumento é de uma enorme desonestidade porque a bancarrota de Sócrates não tem nada a ver com as razões que levaram a primeira-ministra inglesa a abandonar o governo numa situação de desgraça. E não é um problema de incompetência, que está a ser usada para encobrir as ideias de Liz Truss. Na verdade, esta experiência deve ser discutida porque tem a ver com a interpretação do liberalismo, particularmente na sua versão económica, que tem a Iniciativa Liberal. Aliás, a desonestidade desta história de que Liz Truss e Sócrates são iguais já não é nova na IL", atacou.
1583130176086413313
Mas as críticas não se ficaram por aqui. Pacheco Pereira mostrou também um mapa usado usado pela Iniciativa Liberal nas eleições dos Açores que acusa o socialismo de ser o sistema favorito do terceiro mundo e mostra como exemplos de países socialistas o Brasil, a Rússia, Índia e alguns países africanos.
TSF\audio\2022\10\noticias\23\pacheco_pereira_intervencao
"O Brasil, por exemplo, em pleno Bolsonaro, que é, de facto, um bom exemplo de um país socialista, a União Soviética, a Índia e uma parte importante de África. Os países nórdicos, cujo peso dos impostos é dos maiores da Europa, são apresentados como exemplo de verdadeiras políticas liberais. Isto é uma fraude intelectual de uma ponta à outra e como fraude intelectual, conjuntamente com esta de José Sócrates e Liz Truss, ao menos a queda do governo britânico ajudou-nos a perceber melhor não só aquilo que é a essência das políticas da Iniciativa Liberal, como também a falta de honestidade. Não gosto de usar a expressão desonestidade intelectual, mas isto não tem outro nome", explicou.
1313215435341533184
Alexandra Leitão, antiga ministra do PS, tem uma opinião semelhante à de Pacheco Pereira e lembra que os governos de Sócrates fizeram vários investimentos públicos.
"E quanto aos Açores, se há sítio onde é preciso estado social é nos Açores porque estão no meio do mar e são nove ilhas. Os Açores não podem ser liberais pelas características da sociedade açoriana e pela sua localização geográfica", defendeu.
Já o antigo dirigente do CDS, António Lobo Xavier, considera a publicação "surreal".
"O que me espanta é que um partido como a Iniciativa Liberal chame Sócrates para o tratar como um despesista como se esse fosse o tema da lembrança do Governo de Sócrates. Infelizmente não temos tempo, mas as recordações ou os aspetos negativos são muito outros e este cartaz, que é mentiroso e desonesto, é ilibatório para Sócrates", acrescentou António Lobo Xavier.
15280849