O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou ainda a criação de oito programas que serão implementados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia até 2026.
Corpo do artigo
O Governo anunciou um investimento de 93 milhões de euros para a ciência para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica. Verba conseguida através da atualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anunciou ainda a criação de oito programas que serão implementados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) até 2026. Os programas passam pelo apoio à contratação de mil investigadores. Projetos recomendados para financiamento a nível europeu ou nacional, mas que numa segunda fase não foram financiados e agora passam a ter apoio através da FCT.
A reorganização dos centros de computação avançada numa única entidade ou um programa de investigação e desenvolvimento (I&D) de inteligência artificial na administração pública são alguns exemplos. Medidas que, esta quinta-feira, a ministra Elvira Fortunato vai apresentar em detalhe.
O dia 24 de novembro foi escolhido para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica por, neste dia, em 1906, ter nascido Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química e grande impulsionador da promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal.