
Professora
Direitos Reservados
O vice-primeiro-ministro propõe que os professores se tornem proprietários de escolas «com projetos educativos específicos e contratualização com o Estado».
Portas Portas desafiou, esta quarta-feira, os professores para que abram escolas próprias e defendeu como uma medida positiva existirem mais contratos de autonomia com as escolas.
«Quanto mais contratos de autonomia mais escolas, mais diferença nos projetos escolares, mais escolha por parte das famílias», explicou o vice-primeiro-ministro, numa alusão ao ensino público.
Na apresentação do "guião para a reforma do Estado", Portas disse que o Executivo lançará uma proposta para que docentes se associem e se tornem proprietários de escolas «com projetos educativos específicos e contratualização com o Estado».
Assim não apenas se pretende proteger a autoridade e responsabilidades dos docentes como também «fazer aquilo que poderíamos chamar escolas independentes, pensadas e geridas por professores e em sistema competitivo com outros professores».