Governo diz que ciência tem que se preparar melhor para comunicar em tempo de pandemia

Mariana Vieira da Silva
José Sena Goulão/Lusa
Mariana Vieira da Silva analisa que a "visibilidade dada ao processo científico e suas fases" possibilitou que estes elementos sejam "usados contra a ciência, alimentando discursos perigosos e desinformação".
Corpo do artigo
A ministra de Estado e da Presidência afirmou esta segunda-feira que a comunidade científica tem que se preparar melhor para a comunicação, numa altura de "enormes desafios" neste âmbito por causa da pandemia da Covid-19.
No encerramento da sessão plenária inaugural do Encontro Ciência 2021, Mariana Vieira da Silva indicou que a visibilidade dada à ciência desde o começo da pandemia fez como que "mais rapazes e mais raparigas tenham este caminho mais presente e visível na sua vida".
Por outro lado, a "visibilidade dada ao processo científico e suas fases" possibilitou que estes elementos sejam "usados contra a ciência, alimentando discursos perigosos e desinformação".
Por isso, defendeu, os cientistas têm que se "preparar cada vez melhor para esse desafio da comunicação, mostrar como é que a ciência se faz e por que existem momentos de avanços e de recuos".
Defendendo que não deve ser a "procura do valor económico" a orientar "a descoberta e curiosidade científica", a ministra ressalvou que não se pode "desvalorizar o potencial do conhecimento económico".
Políticas económicas que "valorizam o conhecimento na base da economia" são determinantes para determinar "produtividade, competitividade, salários dos trabalhadores e condições de vida dos cidadãos".
13881379