Os incidentes no bairro da Jamaica reacenderam o debate sobre racismo em Portugal. Mamadou Ba e o presidente da associação sindical dos juízes portugueses discutem a questão no programa "Olhe que não".
Corpo do artigo
TSF\audio\2019\03\noticias\20\olhequenao20
Depois de a polícia ter sido chamada ao bairro da Jamaica, alertada para "uma desordem entre duas mulheres", multiplicaram-se os protestos contra a violência policial e a questão voltou a impor-se: Portugal é um país racista?
Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, protagonizou um dos momentos mais polémicos do debate, depois de nas redes sociais se ter referido à polícia como "a bosta da bófia". Neste Olhe que não, "defende que há em Portugal um racismo institucionalizado".
"Existe um problema", concorda o presidente da associação sindical dos juízes portugueses. Manuel Soares fala em "momentos evidentes de tratamento desigual" e cabe ao Estado não fechar os olhos.
O Governo já prometeu apresentar até ao final desta legislatura um relatório sobre racismo, xenofobia e discriminação étnico-racial em Portugal, que será redigido pela deputada socialista Catarina Marcelino.
LER MAIS:
- O Estado deve ou não financiar os media privados?
- As medicinas alternativas são falsas terapias?
- Deve ou não o Estado legalizar o consumo de canábis para uso pessoal?