Mais de metade dos tratamentos inovadores para os doentes infetados com hepatite C não custam um cêntimo ao Estado. O Infarmed confirma ainda que as 100 doses gratuitas do mais inovador e eficaz destes medicamentos ainda está em fase de encomenda e não chegou a nenhum doente.
Corpo do artigo
Dos 631 tratamentos para a Hepatite C disponibilizados até agora, 375 foram realizados com medicamento inovador alternativo sem custos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
É o caso de 200 tratamentos em ensaios clínicos com um medicamento equivalente ao Sofosbuvir e de 175 tratamentos realizados ao abrigo de três Programas de Acesso Precoce a ensaios clínicos com Sofosbuvir ou equivalente.
De acordo com os dados disponibilizados pelo Infarmed à TSF, além destes estão a ser administrados tratamentos com estes fármacos a 94 doentes no âmbito de Autorizações de Utilização Excecional e há mais 162 tratamentos com Boceprevir autorizados.
Um dos três Programas de Acesso Precoce engloba os cem tratamentos de Sofosbuvir oferecidos pelo laboratório Gilead. O acordo foi alcançado entre a farmacêutica e o ministério de Paulo Macedo em janeiro.
Sobre estes tratamentos, o Infarmed adianta à agência Lusa que foram aprovados no dia 20 de janeiro, mas os hospitais só hoje começaram a efetuar as respetivas encomendas.