
O detido será presente esta segunda-feira ao Tribunal Judicial de Guimarães
André Luís Alves/Global Imagens
A GNR apurou a prática continuada de atividade lúdica noturna num espaço privado durante os últimos fins de semana, que levava à concentração reiterada de 200 indivíduos.
Corpo do artigo
Um homem foi detido no domingo por desobediência às regras estabelecidas para o combate à Covid-19 após busca domiciliária a um espaço privado utilizado para atividade lúdica noturna no concelho de Vizela, anunciou esta segunda-feira a GNR.
A GNR adianta esta segunda-feira em comunicado que o Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal de Guimarães, deu cumprimento no domingo a um mandado de busca domiciliária a um espaço privado utilizado para a prática continuada de atividade lúdica noturna no concelho de Vizela.
"No seguimento de várias denúncias, foi possível apurar-se a prática continuada de atividade lúdica noturna num espaço privado durante os últimos fins de semana, que levava à concentração reiterada de cerca de 200 indivíduos no referido espaço, e cuja atividade o seu responsável já havia sido notificado para cessar", refere a GNR.
Na sequência da busca domiciliária, um homem de 47 anos, responsável pelo estabelecimento, foi detido.
O Tenente Coronel Filipe Martins conta à TSF que a operação para controlo das regras Covid acabou por ir mais longe. "Era uma moradia que na sua cave funcionava como uma discoteca, com música, bebidas alcoólicas, com tudo o que há numa discoteca", explica, acrescentando que "houve queixas de vizinhos".
Contactados pelos proprietários da moradia, os agentes levaram a cabo a apreensão do material envolvido na atividade, como uma arma com munições, dinheiro, bebidas e aparelhagem de som.
TSF\audio\2021\07\noticias\05\tenente_coronel_filipe_martins
Durante a busca, os militares da GNR apreenderam 12.647 euros em numerário, quatro telemóveis, uma espingarda de calibre 12, 30 munições de calibre 12, 40 munições de calibre 7,65 milímetros, 11 aparelhos de áudio e 400 garrafas de bebidas alcoólicas.
O detido será presente esta segunda-feira ao Tribunal Judicial de Guimarães, para aplicação das medidas de coação.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.974.841 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,4 milhões de casos de infeção pelo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.112 pessoas e foram registados 889.088 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.
13905320