Isto é o Bangladesh: conheça o país pela voz de quem está em Portugal há dez anos e "só quer trabalhar"
Farid Patwary, jornalista bengali há dez anos por cá, apaixonado e orgulhoso de Portugal, conta-nos tudo sobre a comunidade imigrante e o país de origem: "Nós só queremos trabalhar!"
Corpo do artigo
Este sábado, na TSF, voltamos a ouvir o programa A Distância Que Nos Aproxima centrado no Bangladesh, originalmente emitido a 21 de setembro, ainda não havia sido aprovada na Assembleia da República a nova Lei da Nacionalidade. Ao longo desta semana, o país asiático esteve em foco a partir de cartazes da campanha presidencial de André Ventura onde se lê "Isto não é o Bangladesh". O debate tem sido vasto, já foram feitas queixas por discriminação, a comunidade bengali está indignada e importa conhecer melhor uma nação que, segundo o recente Relatório Migrações e Asilo 2024, tem uma população residente de 55119 pessoas em Portugal.
Ainda esta semana, um cidadão bengali de 34 anos foi esfaqueado mortalmente na terça-feira, na sequência de um roubo à vítima, na Costa de Caparica, concelho Almada.
A Distância Que Nos Aproxima é um programa da TSF onde se dá voz a todas as nacionalidades estrangeiras presentes em Portugal, com imigrantes integrados e conversas em português, destacando uma história de vida e um país de origem, a cada emissão. No ar aos domingos, às 11h00, este sábado, às 10h00, haverá emissão extra com a reposição do programa em que foi convidado Farid Ahmed Patwary, jornalista e trabalhador social, intérprete e tradutor na AIMA, voluntário na associação Solidariedade Imigrante e na Santa Casa da Misericórdia.
