Vários jornais europeus dão destaque às medidas anunciadas por Passos Coelho esta quinta-feira. Alguns falam num orçamento «draconiano».
Corpo do artigo
Portugal aumenta meia-hora ao tempo de trabalho nos privados e corta os subsídios no sector público. Esta é a ideia usada pelos jornais espanhóis El Mundo e El Pais.
No texto deste último lê-se que os portugueses começam a notar as duras exigências do resgate económico. É o orçamento mais duro de sempre, é «draconiano», escreve o jornalista, usando um termo que também é utilizado pela agência francesa AFP.
No El Mundo é o corte dos subsídios de Natal e férias dos funcionários públicos e pensionistas que recebem acima de mil euros que ocupa o primeiro parágrafo.
Ainda em Espanha, o económico Expansión titula que Portugal elimina subsídios a funcionários e pensionistas e aumenta a carga horária no sector privado.
Em França, o Le Monde escreve que o Governo português anuncia novas medidas de austeridade. É um Orçamento extremamente austero, lê-se no início do texto, que cita Pedro Passos Coelho: «o país vive um momento de urgência nacional».
No irlandês Independent pode ler-se que o primeiro-ministro português avisa para mais cortes e que a austeridade vai ainda mais fundo no próximo ano, no combate à dívida.