José Sócrates tem nova defesa e é José Preto, antigo advogado de Bruno de Carvalho

Pedro Granadeiro/Global Imagens (arquivo)
O advogado já terá pedido cinco meses e meio para analisar o processo, com milhares de páginas, que já se arrasta há 11 anos
José Preto, antigo advogado de Bruno de Carvalho, é agora o novo representante legal do antigo primeiro-ministro José Sócrates no julgamento da Operação Influencer. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela CNN Portugal, que revela que a procuração deu entrada no tribunal na terça-feira.
O jornal Expresso adianta igualmente que José Preto já terá pedido cinco meses e meio para analisar o processo, com milhares de páginas, que já se arrasta há 11 anos. No entanto, a juíza presidente Susana Seco terá agora de decidir se aceita o pedido do advogado, sendo que legalmente é apenas obrigada a conceder cinco dias.
A alteração ocorre depois de Pedro Delille ter renunciado à defesa e após José Sócrates ter dispensado o advogado oficioso José Manuel Ramos. Na sequência disto, foram desmarcadas todas as sessões até 4 de dezembro, para as quais estavam agendados os depoimentos de 39 testemunhas.
José Preto é um advogado conhecido por ter estado envolvido noutros processos mediáticos: foi, inclusive, o representante legal de Bruno de Carvalho numa providência cautelar contra a direção do Sporting, mas também de Frederico Carvalhão Gil, ex-agente do SIS condenado por espionagem.
O ex-governante, de 68 anos, está pronunciado (acusado após instrução) de 22 crimes, incluindo três de corrupção, por ter, alegadamente, recebido dinheiro para beneficiar em dossiês distintos o grupo Lena, o Grupo Espírito Santo (GES) e o 'resort' algarvio de Vale do Lobo.
No total, o processo conta com 21 arguidos, que têm, em geral, negado a prática dos 117 crimes económico-financeiros que globalmente lhes são imputados.
O julgamento decorre desde 3 de julho no Tribunal Central Criminal de Lisboa.
