Liderança "excelente". OIM de Vitorino prestou "melhor serviço" do que em anos anteriores
António Costa assinala que o agora ex-diretor-geral da agência para as migrações "prestigiou" Portugal.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou esta segunda-feira António Vitorino, que esta tarde perdeu a liderança da Organização Internacional para as Migrações (OIM), pela "forma excelente" como orientou a agência das Nações Unidas.
A partir da Islândia, onde está em visita oficial, o líder do Governo assinalou que Vitorino "prestigiou o país e contribuiu para que a OIM tivesse prestado um melhor serviço do que aquele que prestou em anos anteriores aos milhões de cidadãos por todo o mundo que são refugiados ou, por alguma razão, migrantes".
O primeiro-ministro aproveitou também para defender o "compromisso" e a política migratória de Portugal "centrada na dignidade da pessoa humana e em soluções mutuamente benéficas para os países de origem, de trânsito e de destino".
"A migração é um dado constante da humanidade desde que há 50 mil anos os seres humanos saíram do continente africano", sublinhou também.
A norte-americana Amy Pope foi eleita líder da OIM após Vitorino ter retirado a recandidatura à liderança da depois de ter perdido a primeira votação.