Lighthouse e Girassol, dois jogos para crianças que abordam "temas-chave na prevenção de abusos"
O Grupo Vita lança esta terça-feira dois jogos para ajudar na prevenção de violência sexual contra as crianças. Em declarações à TSF, a coordenadora da comissão independente dos abusos na Igreja Católica, Rute Agulhas, revela alguns dos temas abordados nestes jogos
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São dois jogos, um no digital e outro no mundo real. Este último chama-se Girassol e as crianças têm de passar por diferentes etapas, em equipa. Já o jogo de computador, chama-se Lighthouse Game (em português, Jogo do Farol).
Em declarações à TSF, a coordenadora da comissão independente dos abusos na Igreja Católica, Rute Agulhas, adianta que estes projetos abordam "temas-chave na prevenção de abusos", como "tema do corpo, dos toques, dos segredos, o pedir ajuda, das emoções, da internet, no fundo, o tema das relações saudáveis".
A psicóloga sublinha que um dos objetivos destes projetos é que as crianças percebam as diferenças entre uma relação saudável e uma abusiva. Além disso, que saibam "o que fazer perante um toque desconfortável, um segredo inseguro que gera medo, que gera vergonha, que gera culpa", desconstruindo a ideia de que um adulto é uma autoridade inquestionável, à qual a criança tem de obedecer cegamente.
Os projetos foram desenvolvidos com a ajuda de catequistas e professores de educação moral e religiosa católica e testados por mais de 50 crianças.
Mas em que consistem estes jogos?
"O Girassol é uma equipa de personagens, de crianças, que vão fazendo um peddy paper por vários locais", como "uma igreja, um convento e um teleférico". Rute Agulhas diz que os jogadores vão encontrar desafios em cada etapa. "Uma personagem que se perde, uma que se magoa, uma outra que tem dificuldades e precisa de pedir ajuda", exemplifica, sendo que o objetivo é, em cada momento, a criança aprender o que pode fazer.
Os mais novos também têm de passar por vários lugares no jogo digital Lighthouse: "Começam por estar num farol, depois vão até à praia, apanham um barco, vão até uma ilha e, à medida vão andando neste mapa, vão surgindo desafios sob a forma de correspondências, sopa de letras, roletas."
A coordenadora sublinha que todas as situações, no jogo, "obrigam [as crianças], de alguma forma, a refletir".
Os projetos são apresentados esta terça-feira às 18h30, no Extrenato de São José, em Lisboa.
