Lista de deputados do PS. Carneiro fala em experiência "para dar suporte a um Governo estável"
O secretário-geral adjunto do PS respondeu ainda à exclusão de Francisco Assis da lista, lembrando que "também se faz política" fora do Parlamento.
Corpo do artigo
A Comissão Política Nacional do PS aprovou os candidatos a deputados, com 83 por cento de votos a favor. É uma lista com "o fator experiência" para dar "suporte político a um Governo que se quer estável".
Entre os membros da Comissão Política Nacional, 14% votaram contra e três por cento optaram pela abstenção, numa lista que conta com 12 dos 19 ministros, e sete são cabeças de lista.
No final da comissão política nacional, o secretário-geral adjunto foi questionado sobre as poucas mudanças, mas José Luís Carneiro não concorda: há experiência política, mas também juventude.
14405537
"Se olhar para as listas do PS em todos os distritos, vai encontrar muitas caras novas, que estarão pela primeira vez no Parlamento, se merecerem a confiança dos cidadãos. Mas vai também verificar equilíbrio com a experiência política, porque é relevante para garantir estabilidade e um suporte político efetivo para a concretização de um programa do Governo que se quer para quatro anos", explicou.
Há oito cabeças de lista novos, comparando com as legislativas de 2019, e 147 mulheres candidatas.
Tal como se esperava, o atual presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, foi excluído das listas, apesar de estar disponível. Ainda assim, José Luís Carneiro sublinha que não é só no Parlamento que se faz política.
14394222
"Todos queremos continuar a contar com o Dr. Francisco Assis. É uma ideia que queremos que seja calara. Neste momento, está a servir o interesse nacional na presidência do CES, e não é só no Parlamento se se serve o interesse público", apontou.
No Porto, o cabeça de lista é o independente Alexandre Quintanilha, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, repete o terceiro lugar.
No total, 31 membros do Governo vão a votos, com o ministro da Defesa João Gomes Cravinho número dois por Setúbal, quando em 2019 tinha concorrido por Lisboa. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, repete o primeiro lugar pelo círculo fora da Europa.
Sem surpresas, em Lisboa, o líder é António Costa, que conta com o antigo presidente da câmara de Lisboa Fernando Medina em quinto lugar. Na lista está ainda a deputada Edite Estrela e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
14384511