Marcelo com pior avaliação de sempre: maioria quer explicações do PR. Montenegro é o menos "rejeitado"
A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN mostra que o Presidente da República acentua a tendência de queda na avaliação positiva. 65% defendem que Marcelo deve mais explicações sobre a crise política. Entre os potenciais candidatos a primeiro-ministro, Pedro Nuno tem a maior taxa de rejeição.
Corpo do artigo
O Presidente da República regista o pior resultado desde que este estudo é realizado, reforçando a tendência de queda. Agora, quatro pontos separam os 37% que dão nota positiva ao Presidente da República e os 33% que o reprovam.
Com a exceção dos eleitores do PSD e do CDS, as notas negativas para Marcelo ultrapassam as positivas em todas as outras forças políticas.
TSF\audio\2023\12\noticias\02\judith_menezes_e_sousa_sondagem_pr_e_rejeicao
Apesar da mensagem que dirigiu ao país depois da reunião do Conselho de Estado, 65% dos inquiridos defendem que o Presidente deve dar esclarecimentos adicionais sobre a crise política que culminou com a convocação de eleições para 10 de março.
À espera de mais explicações do Presidente da República sobre a crise política, os inquiridos nesta sondagem vão alinhando expectativas sobre os candidatos às legislativas antecipadas.
Ainda sem certeza sobre quem será o candidato do PS, esta espécie de mercado eleitoral (que não deve ser confundida com intenção de voto, até porque não há abstencionistas, nem indecisos) mostra quase um empate com ligeira vantagem para Luís Montenegro, entre os três potenciais candidatos a primeiro-ministro, e um maior grau de rejeição face a Pedro Nuno Santos.
O líder do PSD (nesta sondagem feita antes do congresso social-democrata) regista 51% somando os 20% que afirmam votar nele "de certeza" e os 31% que admitem fazer essa escolha. 43% garantem que "nunca" votariam em Montenegro.
Logo a seguir, surge José Luís Carneiro, um dos candidatos à liderança do PS, tem 47% (12% que votariam "de certeza" e 35% para quem esse voto é uma possibilidade. 44% afirmam que "nunca" votariam em Carneiro.
Pedro Nuno Santos recolhe quase as mesmas hipóteses de voto (46%), com 16% "de certeza" e 30% a responderem que "poderiam votar", mas perde no capítulo da rejeição porque 48% dos inquiridos respondem que "nunca" votariam nele.
Vale notar que apesar, do grau de rejeição expresso neste estudo, sondagens recentes colocam Pedro Nuno como o mais bem posicionado para vencer as eleições internas no PS e chegar a São Bento.
Na tabela geral, Paulo Raimundo, do PCP, é aquele que regista o maior grau de rejeição: 74% afirmam que "nunca" votariam nele, a seguir está Nuno Melo, do CDS, com 67% e depois Inês Sousa Real do PAN (66%) e André Ventura do Chega (64%).
Pelo meio da tabela estão, Mariana Mortágua, do BE, Rui Rocha, da IL e Rui Tavares.
FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para JN/DN/TSF. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 802 entrevistas efetivas: 675 entrevistas online e 127 entrevistas telefónicas; 389 homens e 413 mulheres; 172 entre os 18 e os 34 anos, 199 entre os 35 e os 49 anos, 206 entre os 50 e os 64 anos e 225 para os 65 e mais anos; Norte 257, Centro 165, Sul e Ilhas 142, A. M. Lisboa 238. Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 18 e 23 de novembro de 2023. Taxa de resposta: 71,75%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.
Notícia atualizada às 10h15 de 4 de dezembro