PSD ainda não convence para governar: Montenegro perde para Pedro Nuno e para Carneiro
A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN mostra que Pedro Nuno Santos leva maior vantagem sobre Montenegro para o cargo de primeiro-ministro. O líder do PSD quase empata com José Luís Carneiro, mas perde junto dos mais velhos. Eleitores da direita defendem coligações antes e depois de eleições.
Corpo do artigo
Esta sondagem foi feita ainda antes do recente congresso com que Luís Montenegro pretendeu marcar o arranque da pré-campanha e não mede, por isso, eventuais ganhos que daí tenham resultado, mas, embora quase metade dos inquiridos considere que o PSD não tem condições para liderar um governo, existe uma ligeira melhoria, em relação a maio e julho.
TSF\audio\2023\12\noticias\01\judith_menezes_e_sousa_sondagem_psd_ps
Luís Montenegro perde em todos os segmentos para Pedro Nuno Santos, quando se pergunta quem tem mais hipóteses de ser o próximo primeiro-ministro, e se fica mais próximo de José Luís Carneiro, ainda está muito abaixo junto dos mais velhos.
Os dois candidatos à liderança socialista levam, aliás, larga vantagem entre os eleitores mais velhos com Pedro Nuno a deixar Luís Montenegro a 18 pp de distância.
Nas contas globais, Pedro Nuno Santos (47%) leva 16 pontos de vantagem sobre Montenegro (31%), enquanto José Luís Carneiro (38%) vê o líder social-democrata ficar a apenas um ponto de distância. Um quarto dos inquiridos ainda está indeciso.
No verão, mais de metade (54%) dos inquiridos considerava que o PSD não estava pronto, agora são 49%. Pelo contrário subiu de 33% para 40% o número daqueles que defende que o PSD tem condições para liderar um governo.
Fica claro que os eleitores à direita defendem entendimentos entre os vários partidos que ocupam esse espaço. Seja antes das eleições, seja depois.
Embora, no total dos inquiridos 47% estejam contra coligações pré-eleitorais e 36% a favor, metade dos eleitores do PSD, liberais e do Chega defendem um entendimento antes de 10 de março.
O CDS é o mais citado como parceiro dessa coligação tanto antes, como depois de eleições, logo seguido pela Iniciativa Liberal e um terço de eleitores do PSD inclui também o Chega.
Se o PSD vencer sem maioria, 46% consideram que Luís Montenegro deveria governar em minoria, 40% optam por acordos com outros partidos da direita.
FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para JN-DN-TSF. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 802 entrevistas efetivas: 675 entrevistas online e 127 entrevistas telefónicas; 389 homens e 413 mulheres; 172 entre os 18 e os 34 anos, 199 entre os 35 e os 49 anos, 206 entre os 50 e os 64 anos e 225 para os 65 e mais anos; Norte 257, Centro 165, Sul e Ilhas 142, A. M. Lisboa 238. Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 18 e 23 de novembro de 2023. Taxa de resposta: 71,75%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.