
Reuters
O comentador da TVI lembrou que já se sabia que Cavaco se tinha encontrado com Ricardo Espírito Santo. Ainda assim, lembra que o Presidente da Republica não deve explicações ao Parlamento.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa considera que Cavaco Silva esteve mal com as últimas declarações que fez sobre o BES.
O conselheiro de Estado considera que o Presidente da República não pode dizer aos portugueses que não falou sobre o BES porque obviamente falou.
Mesmo que tenha citado o Governador do Banco de Portugal para passar uma mensagem de confiança em relação à solidez do banco e às garantias para os futuros investidores no processo de recapitalização, Cavaco obviamente falou no BES, adianta Marcelo, e agora não pode dar o dito pelo não dito.
Apesar desta análise, Marcelo Rebelo de Sousa considera, no entanto, que Cavaco Silva não precisa de dar esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito, tal como pediram os partidos da esquerda parlamentar, porque o Presidente da República não responde perante o Parlamento.
No que respeita ao primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa considera que Pedro Passos Coelho devia dar explicações à Comissão, nem que seja por escrito.